domingo, 30 de setembro de 2007

VI – "Mulheres..." - Aprendendo a analisar as histórias do ponto-de-vista do mundo objetivo e subjetivo

Tenho certeza de que você entendeu que esse “conforto” a que me referi no texto anterior não é só o conforto do mundo objetivo (suas roupas, seus sapatos, etc.). É também o seu conforto subjetivo (como você se sente nas diferentes situações que vive diariamente, com você mesma, com sua família, em seu trabalho, no seu lazer, etc.).
Essa percepção será extremamente importante sempre que você pensar nas histórias que vou propôr nesse blog. Porque as situações abordadas nas histórias retratam tanto o mundo objetivo quanto o subjetivo. Explico: no mundo objetivo (material) você está cercada de pessoas que, muitas vezes, têm certo papel na sua vida. Por exemplo: você tem um irmão que critica tudo o que você faz, e que sempre te induz a desistir de seus projetos. No mundo subjetivo (sua psique, ou sua alma) você também tem vários personagens que exercem influências sobre você. Assim, da mesma forma que seu irmão objetivo boicota seus projetos, há, dentro da sua psique, uma parte dela que também os boicota, boicotando você. Pode ter certeza: dentro de você há um sem número de “você mesma” que age das mais diversas formas, te ajudando a crescer ou bloqueando o seu crescimento. Te ajudando a se realizar ou te transformando numa frustração ambulante. Te ajudando a ser feliz ou te transformando numa eterna insatisfeita. E assim por diante...
O seu trabalho, através das histórias, será identificar e conhecer cada vez melhor todas essas mulheres que existem dentro de você. A partir daí, afastar ou minimizar a importância daquelas que te fazem mal e aproximar-se cada vez mais e fazer crescer aquelas que te fazem bem. Parece difícil? Nem tanto. É uma questão de treino.

Nenhum comentário: