domingo, 19 de abril de 2020

Passou da hora de levarmos Jair Messias Bolsonaro a sério



          
           
Tenho pra mim que ainda há muuuita gente subestimando a gravidade do momento que estamos vivendo. Por estarmos imersos nele e por estarmos lidando com as barbaridades que esse crápula faz todos os dias, há mais de um ano, a indignação vai se cansando e muitos já naturalizam a barbárie.
          
           A violência moral é tamanha que, para nos salvarmos da depressão, temos recorrido ao humor, aos memes e às charges que, afinal, expressam muito mais instantaneamente o absurdo que vivemos e de alguma forma nos lavam a alma. Transformamos nossa dor em riso e seguimos, desgraçadamente enclausurados, sós e gritando no deserto.

          Pergunto-me se não passou da hora de pararmos de rir, de pararmos de chamar Bolsonaro de Bozo e de tentarmos ridicularizá-lo, porque o que ele está conseguindo fazer e o tempo que está conseguindo se manter no poder apesar do que faz não é pra iniciantes.
         
         Jair Messias Bolsonaro é mau, é desumano, não tem qualquer empatia com o povo, e é surdo ao que o mundo inteiro diz dele. Tem, sim, o perfil de um psicopata e creio que é isso que lhe permite ir adiante sem se importar com as vaias e, talvez, conseguindo dormir. Se é que não se droga pesadamente. A julgar pelos olhos sempre esbugalhados, a olhar como que para o infinito, é uma hipótese a se considerar.

          Creio que corremos o risco de não conseguir enxergar que isso é similar, sim, ao Holocausto, e temo não estar caindo em exagero. Muda a forma de atuação, mudam as armas - afinal, se é possível propagar rapidamente um vírus com potencial pra matar os "mais fracos"; se é possível dificultar tanto o acesso a um benefício que pode salvar os mais pobres de morrer de fome ou de terem seu sistema imunológico gravemente afetado, a ponto de ficarem à mercê do vírus; se é possível ter a seu lado as milícias que, hoje, ameaçam com a morte os que se negam a se jogar deliberadamente nos braços dela, assim como é possível ter uma legião de seguidores de líderes religiosos negacionistas, pra quê câmara de gás, não é mesmo?

          Subestimaram o potencial destrutivo de Bolsonaro quando era um deputado inútil e incivilizado e o julgaram simplesmente burro. Mas ele conseguiu colocar a família inteira a trabalhar contra o povo. Acreditaram que seria fácil tirá-lo do poder se se mostrasse um ditador e o elegeram apostando no escuro. Agora estamos assim, sem saber mais o que fazer, pra onde gritar, a quem recorrer pra nos salvarmos! Até quando vai isso? Será possível que ele tenha tanta força política a ponto do Congresso não conseguir derrubá-lo? Ou os aliados nessa loucura são mais numerosos do que imaginamos? Ou seu poder de chantagem é tão grande que consegue manter Congresso e STF calados? A agonia aqui é grande tentando entender essa situação! 🤕

          Sugiro, humildemente, que paremos de rir e nos façamos respeitar como um povo adulto, que vai enfrentá-lo com seriedade, todos os minutos das nossas vidas, até que ele caia e leve junto toda a corja que lhe dá sustentação!
Nada, nada que fizerem para afastar Bolsonaro poderá ser chamado de golpe!
Será, sim, seja lá como se der, salvação!

                                                                   Ana Lucia Sorrentino
                                                                       20/04/2020


Nenhum comentário: